PADRÕES PARA WEB

O produtor de conteúdo e o designer deve se preocupar com a padronização gráfica que adotará, respectivamente, na produção do texto e na solução gráfica da aplicação web.

Aplicar pouca variedade de tipos, evita uma miscelânea de letras que acabam por dificultar a leitura e a definição de um estilo para a o conjunto da aplicação.

Variações de tipos – Especialistas sugerem que o número de tipos de letras utilizados fique em torno de três.

Utilize tipos de letras para caracterizar diferentemente o título, o texto e anotações. Ao adotar, por exemplo, três tipos, pode-se fazer uso de suas variações como o itálico, o bold e o condensado que permitem boa margem de opções, sem, contudo, descaracterizar o estilo da página.

A escolha do tipo de letra – Embora subjetiva, deve considerar à legibilidade, ou seja, a facilidade que leitor deve ter para reconhecer as letras.

Tipos serifados
Tipos que contem traços nas extremidades das letras. Guiam os olhos do leitor de uma letra para outra, imprimindo ritmo e facilitando a leitura impressa.
· Ex: Garamond, humanistic, Aldine, etc.

Tipos sem serifa (tipo bastonado)
Tipos que não contem traços, são retos, utilizados em títulos e legendas com letras no formato bold. Os tipos sem serifa facilitam a leitura na web.
· Ex: Helvética, Verdana, Arial, Futura, etc