Em postagem no twitter do Repórter Monte Bovill da @abcnews, em Tassie (apelido da Tasmânia), acessei as informações da fatalidade ocorrida com crianças, na Escola Primária Hillcrest em Devonport. Cidade localizada no noroeste do estado da Tasmânia na Austrália. No local estudam aproximadamente 220 alunos, do jardim de infância ao 6º ano.

Monte Bovill no twitter disse: Hoje foi difícil para muitos, mas principalmente para a comunidade de Hillcrest e os primeiros respondentes. Obrigado a todos que me procuraram. No auge da situação terrível quando cheguei, larguei minha câmera. Um pai veio até mim e me abraçou. Ele sentou comigo e disse “nós somos humanos”

Cinco crianças da idade entre 11 e 12 anos  morreram, e outras três permanecem no hospital em estado grave, depois que uma rajada de vento levantou um castelo inflável a 10 metros de altura e arremessou-o contra arvores.

Acontecia o “Big Day in” (confraternização de final de ano), que havia começado às 9:30 da manhã, onde os alunos tinham uma série de atividades incluindo: Zona de brincar molhada; escorregadio, brincadeira de aspersão social; jogos e dança , atividades ovais: Castelo de Salto, Bolas de Zorb, Atividades de Tablóides, área de arte e artesanato. Informadas nas redes sociais da escola https://web.facebook.com/HillcrestPrimarySchoolTas .

Quatro morreram no local, sendo dois meninos e duas meninas, e outro menino morreu depois no hospital. Um pai, cujo filho estava no evento, disse que a tragédia afetou a todos “profundamente”.

“Eu tive os piores momentos da minha vida enquanto dirigia para a escola, sem saber se meu filho estava bem”, disse ele.

Um pai, que não quis ser identificado, disse ao ABC que toda a escola havia sido convidada para o evento, e como no ano passado tinha sido um sucesso, repetiu-se este ano, em vez do piquenique habitual na ribanceira.

Os residentes locais prestam homenagens com florais do lado de fora da escola e acendem velas

Três crianças ainda permanecem em estado crítico no Hospital Royal Hobart e uma está se recuperando em casa. A polícia e as famílias pediram que as identidades das crianças permaneçam privadas por enquanto. “Por razões de privacidade, neste estágio, não forneceremos mais detalhes sobre as vítimas”, disse o comissário Hine.

Uma das vitimas foi o garoto Zane, de apenas 12 anos, celebrava o seu último dia do 6o ano, amigos criaram um GoFundMe, um fundo de ajuda onde dizem: “Gostaríamos de ajudar a arrecadar fundos para ajudar Georgie e sua família neste momento difícil…  Georgie é uma mãe incrível para seus 3 filhos, sempre colocando as necessidades deles em primeiro lugar. 

Zane era uma alma tão linda e gentil que teve desafios ao crescer com seu autismo e TDAH, mas isso nunca o atrapalhou, sua mãe nunca desistiu e estava ao seu lado a cada passo do caminho encorajando, amando e lutando por ele. Por algum tempo, Georgie não conseguirá trabalhar onde ela faz bolos fabulosos, cupcakes etc. para ganhar a vida. https://www.gofundme.com/f/help-for-georgie-gardam-after-a-tragic-loss

O comissário da Polícia da Tasmânia, Darren Hine, disse que a investigação esta em andamento e “Eu sei que isso significa que você terá algumas perguntas que não podemos responder, já que muitos detalhes serão assunto do legista”

Contou que havia cerca de 40 alunos participando das atividades de final de ano, quando o equipamento inflável foi levantado no ar e vários adultos também estavam lá e prestaram primeiros socorros até a chegada dos serviços de emergência.

O comissário Hine disse que a investigação analisaria se o castelo pulante estava ou não amarrado.