
Hoje é o Dia Mundial do Rádio. O veículo, que teve o auge na primeira metade do século XX, ainda hoje mantém um papel importante na difusão de informação e cultura.
O Dia Mundial do Rádio foi criado pela Unesco em 2011 e é uma oportunidade para se pensar no potencial do veículo como meio de promoção do diálogo. Para o especialista da Unesco Tim Francis, o rádio tem atualmente o poder de tirar as pessoas do que ele chama de “bolhas midiáticas”, ou seja, da conversa apenas entre pessoas com a mesma opinião.
Para Francis, o rádio está em uma posição privilegiada para unir comunidades e promover um diálogo positivo pela mudança. O rádio, segundo ele, nos faz lembrar da importância de ouvir uns aos outros.
O entendimento é reforçado pela professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Nélia del Bianco.
“Hoje nas emissoras informativas apenas dar uma notícia já não é mais o bastante. E todas elas já aprenderam que é preciso colocar em debate os assuntos que afligem a sociedade. À medida que há essa diversidade de ideia, é possível se formar uma opinião pública mais plural, mais equitativa, e não radicalizando sobre determinados pontos. Acho que esse é um papel importante do rádio. E, se você for analisar, as emissoras de TV especializadas em informação, elas utilizam o mesmo formato do rádio: o ao vivo, o debate de ideias com a presença de vários especialistas e a população participando por meio desses canais interativos, que hoje são potencializados pelos dispositivos móveis e pela internet.”
Já o coordenador da Frente Parlamentar da Radiodifusão, deputado João Rodrigues, do PSD de Santa Catarina, lembra como o rádio acompanha o dia a dia da população.
“O rádio é o veículo de comunicação que chega mais próximo ao cidadão, onde ele está, no seu trabalho, no escritório ou na agricultura. O rádio acompanha o trabalhador. É o veículo que leva informação mais rápida, você fica sabendo de tudo que acontece na sua cidade, no país, no mundo de forma precisa. O rádio faz com que as pessoas conversem entre si, cumpre um papel importante. Já nos trouxe um medo um tempo atrás, de que poderia desaparecer e ser substituído pelas redes sociais. Mas nos traz hoje a certeza e a convicção de que é insubstituível.”
A Unesco criou um site oficial para o Dia Mundial do Rádio, cujo tema neste ano é ” o rádio é você”. O endereço é: diamundialradio.org. A página não está disponível em português, mas há versões em inglês e espanhol.
Ana Raquel Macedo e Eugênio de Sá
Rádio Câmara
